ANTENAS PARABÓLICAS
Curso Básico


Antenas parabólicas são usadas em UHF e Microondas. Possuem uma alta diretividade o que nos leva a perceber que possuem um alto ganho. Uma antena receptora de satélites de 3 metros de diâmetro, por exemplo, tem um ganho de 33dB, ou seja, ela "amplifica"( o mais correto seria falar concentra) o sinal de chegada por volta de 2000 vezes.
Lembrando sempre que o ganho da antena parabólica é devido a sua capacidade de concentração, em um único ponto, do sinal recebido. Ela pode ser feita de diferentes materiais, por exemplo:

- tela de alumínio;
- fibra de vidro;
- alumínio;
- tubos de alumínio.

A diferença do material empregado em sua construção influenciará em seu ganho, a saber:

Uma antena de alumínio têm um ganho maior que uma de fibra de vidro que têm o ganho maior que uma de tela.
O preço das antenas, geralmente, varia nesta mesma proporção.
O diâmetro da antena também influe no ganho da mesma. Quanto maior o diâmetro da antena maior será o ganho e melhor a qualidade da recepção.



Recepção de satélites

Podemos dividir uma antena parabólica para recepção de satélites em diversas partes:
- refletor;
- iluminador;
- corneta corrugada ou feedhorn;
- polorotor;
- elemento amplificador (lna, lnb, lnc).

O refletor direciona todo o sinal recebido para um único ponto, o foco.
O iluminador segura a corneta corrugada .
A corneta possui dentro o dipolo que receberá os sinais de rf.
O polorotor colocará o dipolo na polarização vertical ou horizontal.
O elemento amplificador amplificará os sinais recebidos ( o lnb e o lnc também convertem o sinal recebido para uma freqüência mais baixa.


Tipos de elementos amplificadores

- LNA (Low Noise Amplifier - Amplificador de Baixo Ruído): Recebe o sinal recebido, na faixa de 3,7 a 4,2 Ghz ( para banda C) e apenas o amplifica. O primeiro a ser usado.
- LNB (Low Noise Blockconverter - Conversor de Baixo Ruído) : Amplifica o sinal recebido na faixa de 3,7 a 4,2 Ghz e o converte para a faixa de 950 a 1450 Mhz. Atualmente é o mais utilizado.
- LNC (Low Noise Block Downconverter - Conversor "abaixador" de Baixo Ruído):Amplifica o sinal recebido e o converte para a freqüência de 70Mhz. ë mais utilizado para a recepção de dados via satélite.

É importante ressaltar que quanto menor a freqüência no cabo que liga a antena ao receptor menor será a perda e consequentemente teremos um sinal maior na entrada do receptor e uma imagem melhor na TV.


Esquema de um sistema de recepção com lna.


1 - Elemento amplificador+feedhorn
2 - Iluminado
3 - Refletor
4 - Downconverter( ver texto)
5 - Suporte para a antena
6 - Receptor
7 - TV
8 - Cabos de ligação
9 - Cabos de ligação

parabolica1

O LNA amplificará o sinal e o entregará ao downconverter, que é um conversor para 70 Mhz e deve ficar o mais próximo da antena possível, para que, devido as altas freqüências (3,7 a 4,2 Ghz) não existam muitas perda. Geralmente o cabo usado entre os dois é especificado para evitar estas perdas.
Na saída do downconverter já teremos 70Mhz que será conectado com o receptor.


Esquema de recepção com um lnb.


1 - LNB + feedhorn + polorotor
2 - Iluminador
3 - Refletor
4 - Suporte da antena
5 - Cabos de ligação
6 - Recepto
7 - TV

parabolica2

O sinal recebido será convertido para 950 a 1450 Mhz e amplificado. Depois será enviado ao receptor. Só dentro do rx é que teremos a fi de 70 Mhz.


Características das antenas parabólicas.

O formato parabólico deste tipo de antena faz com que apenas os sinais que vêm perpendiculares ao plano da antena se concentrem num ponto, chamado de foco.
Os outros sinais , não perpendiculares ao plano da antena, não terão um ponto de foco, não atrapalhando assim na recepção.
Isto é o que torna uma antena parabólica extremamente direcional. Tão direcional que apenas um grau de altura (vertical) ou azimute (horizontal) fora da posição já faz com que não recebamos o sinal do satélite.
Veja figuras 3, 4 e 5
parabolica3



parabolica4



parabolica5
Para termos noção do que é um grau, basta esticarmos nosso braço e cobrirmos o céu com o polegar. A "quantidade" que ele obstruirá do céu corresponde a, aproximadamente, 2,5 graus.
O elemento amplificador deve ficar exatamente no foco, para sito o iluminador possui um movimento de vai e vêm, permitindo assim deslocar o feedhorn até o ponto onde está o foco (veja a figura 6).
Existem outros tipos de antenas parabólicas, as Cassegrain, por exemplo:

1 - refletor parabólico
2 - refletor
3 - elemento amplificador
4 - hastes para suporte do refletor
5 - suporte da antena
parabolica6


Neste tipo de antena o sinal será refletido pelo refletor parabólica para um outro refletor e depois para o elemento amplificador que ficará atrás da antena, para que ele possa receber o sinal a antena é vazada no centro. O refletor ficará suspenso por hastes, geralmente três , que estarão presas no próprio refletor parabólico.
Existem ainda antenas circulares para a recepção de sinais de satélites. A diferença é que devido a sua curvatura ela terá diversos focos, ao contrário de uma parabólica que só tem um foco.
Estes diversos focos podem ser usados para se colocar diversos feeedhorns e se captar mais de um satélite ao mesmo tempo.
Atualmente estão sendo desenvolvias antenas planas para a recepção de satélites.
Para links terrestres usamos antenas parabólicas sem elementos amplificadores( na maioria das vezes). Parte do iluminador será um dipolo que deverá estar no foco da parabólica para que se consiga o melhor rendimento da mesma. Este dipolo deve estar sintonizado para a freqüência de trabalho.

veja figuras 7,8 e 9
parabolica7



parabolica8



parabolica9


Informações extras.

- No Brasil a operação dos satélites domésticos ficam por conta da Embratel.
- As antenas transmissoras (para o satélite) têm um diâmetro na ordem de 30 metros e trabalham com uma potência de 1 quilowatt (para transmissão analógica).
- Os satélites de telecomunicações são geostacionários, ou seja, ficam parados em relação a terra.
- Os satélites para telecomunicações ficam a uma altitude de 36.000Km.
- Tem uma vida útil de aproximadamente 8 anos (devido ao término do combustível que o mantém na órbita correta).
- Geralmente possuem, no mínimo, 24 canais para transmissão de tv, além de outros para voz e dados.
- Transmitem para terra uma potência por volta de 10 wattts ( já existem alguns que operam com potência de 120 watts).
- Estão todos sobre a linha do equador, numa zona chamada de anel de Clark.
- Mantém , no mínimo, uma distância de 5 graus entre um e outro.
- O sinal do satélite até a terra é atenuado em cerca de 200 dB (para banda c, de 3,7 a 4,2 Ghz).

 

Home | Referências | Como Comprar a vista | | Faça contato | Historia da Empresa | Preços para Revenda | Download/suporte

PRODUTOS WIRELESS conteudo
Antenas Omni direcionais
Antenas Disco Parabola
Antenas Setoriais 2.4
e 5.8G
Antenas Slot /
WaveGuided
Link Wifi longo alcance
Enlace Microondas Licenciado
Antenas Yagi 2,4
Kit cliente Solução Cpe
Kit Provedor
Nano Station
caixas hermeticas
Provedor Mesh
Camera ip 4km
Licença Anatel
Provedor Mikrotik
Kit solar - repetidor wifi
Modem3g no Mikrotik
Omni UBIQUITI AMO-2G13 13DBI
 
ANTENAS MILITARES
Omni vhf 220-520mhz
tedap.eu
 
ANTENA TRÁFEGOAEREO
Omni 1090mhz
Radar aéreo
 
Antenas yagi
 
ANTENAS DIRECIONAIS
Rocket dish 34 dbi Mimo
Parabolica dish 5,8 30 dbi
Parabolica dish 5,8 25 dbi
Radio Enlace Digital
 
 

Rádios X/Zig-bee

Conector Sma e N
Caixas Herméticas
Torres autoportaveis
Torres triangulares
Zigbee X-bee.
Antena Omni Plana
Wimax para Provedores Internet
Ubiquity
Intelbras
Mikrotik
 

Fale com a Fabrica:
Tel 11 3494-1315

Cel 11 5770-3766 vivo

 
EQUIPAMENTOS
Access point
Adaptador Usb
Placa Pci wireless
Bridge 5.8 Ghz
Switches
Ayraia
Dlink
Aprouter
Edimax

Gts telecom

Kraser router
Ovslink
Mikrotik
Pacific
Zinwell
Gilink
Servidor Load
Balance p/ links
redundantes
Camera IP
Antena para
camera ip
Tecnologia Wimax
Diferença entre radios TDD e FDD
 
TREINAMENTOS WIRE
Curso Antenas Parabolicas
Conversão
dbm-watts
Como instalar antena omni
Basico Antenas
Legalize provedor
Aprenda dbi
Curso rede wireless
Monte Rede sem router
Configurar roteador
Relação Roe e estacionaria
Definção antena wireless
 
NOTICIAS WIRELESS
baixada digital
Cidades Digitais
 
 
 
 
 
h
Antena wireless
patrocina o projeto social
a hellen tem cura
Patrocinadores:, Antenas para modem 3g/4g ,Antenas para repetidor gsm alto ganho , Antena4g, Repetidores de alto ganho